Saturday, September 30, 2006

Dia 9 - Missão cumprida!










Caros amigos e amigas

Já estamos em Moscovo! O Lisboa/Moscovo powered by Grupótico chegou ao seu destino e tudo graças à teimosia e empenho de dois portugueses, à resistência do nosso Mini, no apoio dos nossos patrocinadores e das constantes e sentidas palavras de encorajamento dos nossos amigos, quer através deste blogue ou de mensagens e telefonemas. Já cá estamos...

Antes ainda, um regresso no tempo, o suficiente para descrever o que encontramos na nossa entrada na Rússia, ontem, já que a travessia da fronteira foi um dos momentos altos da viagem. Depois da "brincadeira" que fora a travessia da fronteira entre Polónia e Bielorússia, a entrada na Rússia revestiu-se de momentos verdadeiramente inesquecíveis, num misto de admiração e enfado, mas com a certeza de termos alcançado um feito notável.

Se a saída de Minsk não colocou qualquer problema, a dois quilómetros da fronteira teve início o primeiro "round": fomos parados para os preliminares, um pouco como acontece na travessia da fronteira em Marrocos. "É preciso este documento, é preciso aquele documento, este custa tanto e aquele isto", foi esta a conversa a que tivemos direito. Com a certeza de estarmos a ser enganados, usamos da nossa perspicácia e experiência e conseguimos, também nós, enganá-los! Uma nota de 200 kopecs (moeda da República Checa) passou a valer 30 euros, em vez dos reais 10 e assim de seguida.

Round 2: chegada à fronteira propriamente dita. Nevoeiro, chuva miudinha e uma realidade bem diferente da encontrada na "atrasada" Bielorússia. Os responsáveis "roubaram-nos" duas horas para três fotocópias e dois documentos assinados, com momentos hilariantes pelo meio, desde falar apenas russo connosco (com direito a resposta em português) a um dos oficiais receber-nos no gabinete quase deitado em cima da mesa, por entre fortes gargalhadas e, pareceu-nos, comentários menos correctos sobre nós. Mas tiveram resposta, através de um sentido e audível (ainda que imcompreensível para todos) "um grande... das Caldas, para todos vocês, do fundo do coração!".

Posto isto, entramos na Rússia e já em Smolensk contamos com a ajuda de um habitante local para nos levar até ao nosso hotel. Se bem o pensou... pior o fez, já que à chegada ao hotel, a Polícia mandou-o parar, identificou-o e ainda o reteve perto de 30 minutos! É o que dá ajudar dois malucos de Mini...

Hoje, a caminho de Moscovo, com o passar dos quilómetros e as paragens habituais para controlo policial, o nosso espírito manteve-se sempre muito tranquilo, muito concentrados para que nada falhasse nos quilómetros finais desta aventura. Através do telemóvel, foi possível combinar com o Clube Mini de Moscovo uma entrada na cidade verdadeiramente inesquecível: perto de uma vintena de Minis actuais, bem como alguns clássicos, escoltaram-nos pela cidade até um passeio a pés por algumas das principais artérias da cidade. E que cidade! Linda, imponente e ao mesmo tempo terrivelmente interessante do ponto de vista histórico e arquitectónico. Cinco faixas de rodagem em cada via, prédios com 30 andares e dezenas de metros de comprimento, muita gente nas ruas e ainda a Broadway russa, artéria da cidade mandada construir por Nikita Kruchev, durante a Guerra Fria, após viagem a Nova Iorque.

Os nossos guias levaram-nos então até um restaurante tipicamente russo, onde foi possível aumentar e aprofundar o convívio e provar alguma da cozinha local. O cenário perfeito para deixarmos fugir todo o stress e concentração colocados ao longo de mais de cinco mil quilómetros e muitas "estórias" para contar num livro que iremos publicar. Antes ainda, uma entrevista com o "mítico" Evgeny Mouravich, correspondente da Lusa e RTP em Moscovo, que quis saber tudo sobre a nossa aventura e conseguiu ainda o "feito" de ser apenas a segunda pessoa a guiar o Mini desde o "longínquo" dia 22 de Setembro, quando arrancamos da Torre Vasco da Gama.

Assim, o nosso objectivo foi atingido na plenitude e aguardam-nos agora dois dias para conhecer uma cidade com 12 milhões de habitantes e uma circular interna com 104 quilómetros de distância! Para terem uma ideia, o mapa da cidade que compramos tem, apenas, 80 páginas... em formato A3! Imaginem...

Finalmente, as dezenas de telefonemas, as centenas de emails, as horas de sono perdidas, o investimento emocional e económico, tudo isto foi recompensado com a nossa chegada a Moscovo. É verdade que ainda nos faltam 2800 quilómetros para ir até Munique e regressar a Portugal, mas temos tempo para pensar nisso.

Nesta hora que é de regozijo pelo que conseguimos atingir, os parabéns têm de ser extensivos a quem nos ajudou desde o início: Valter Gomes, o primeiro a apoiar o projecto; Liftoff, através de Jorge Torres (distribuidor Independente da Herbalife), o nosso principal patrocinador; Grupótico, que deu nome ao projecto; Fluffy; Bomcar (o Mini agradece a saúde de que goza actualmente!); Ferreira da Silva; Instituto de Turismo de Portugal (caro António Padeira, foi o seu apoio que deu início a todas estas manifestações com que fomos brindados ao longo do percurso, na nossa "singular" divulgação do nome de Portugal); ACP; Motorarte (as Bielorussas são mesmo bielas, Paulo!), Lion of Porches; Elemento Activo (os autocolantes estão cá todos, embora o do FCP esteja a perder cor, mas acredito que tu já sabias, não é Francisco "lagarto"?!) e Sagem.

Uma última palavra para a Comunicação Social. Entre AutoSport, Topos & Clássicos, Correio da Manhã e Região de Leiria, a RTP e a Rádio Comercial ajudaram-nos a levar até todos vós esta rubrica diária (que irá continuar até ao nosso regresso). E vocês fizeram esta viagem connosco, sem o "conforto" dos bancos do Mini ou as imagens que desfilaram à nossa frente ao longo de tantos quilómetros. Obrigado a todos pelas mensagens de incentivo. Não deixem de vir aqui dizer de vossa justiça, pois haverá um espaço para todos no nosso livro.

PS1: Vão a www.interslide.com, entrem em Centro de Imprensa e digitem mini (username) e press (password). Todas as fotos estão lá e as de hoje são fantásticas.

PS2: Claugui, já falta pouco...

5 Comments:

At 11:03 PM, Blogger Maria said...

Mais uma vez muitos parabéns! Continuo atenta!
Maria

 
At 12:40 PM, Blogger Papoila said...

MUITOS PARABÊNS!
Obrigada de todos nós!!!!!!!!!
Viva Portugal!

 
At 3:01 PM, Blogger Domingos Patena said...

Muitos parabéns!
Admiro-vos pela coragem e determinação que tiveram para levar este projecto até o fim.

Agora é o regresso...

 
At 5:27 PM, Blogger RicardoNSilva said...

Parabéns, rapazes!

Agora é aproveitar o descanso na pátria do antigo "inimigo Vermelho" ;-)

Vamos continuar a seguir o vosso regresso, através dete blogue que se tornou ponto obrigatório de passagem na última semana.

Depois, ficamos a aguardar o livro da odisseia ;-)

Um abraço a ambos os aventureiros,
Ricardo Silva

 
At 7:33 PM, Anonymous Anonymous said...

parabéns!!! adorei ler as vossas aventuras e as fotos estão fantásticas! e que ninguém diga q o mini n é um «ganda» carrão. um abraço

 

Post a Comment

<< Home