Dia 13 - Diferentes realidades
E ao 13º dia... regressamos à Europa. Depois de vários dias na Bielorússia e Rússia, deixámos para trás realidades e culturas bem diferentes das nossas. Com partida de Minsk, a manhã prosseguiu bastante calma - com direito a intervenção em directo na praça da Alegria, na RTP1, onde iremos estar para a semana - até à passagem da fronteira, onde, uma vez mais, ficamos retidos duas horas. Ainda assim, menos meia hora do que na ida... No entanto, desta vez, o procedimento não foi tão lesto e lógico como da primeira vez, já que andamos de trás para a frente a tratar de arranjar vários carimbos para um pequeno documento. Tudo isto com a quase total indiferença das autoridades, que insistem em falar apenas a própria língua, esperando que todos a compreendam. O último passo é o do reconhecimento dos passaportes, a "olho", já que o oficial abre o passaporte e olha para a fotografia e para nós. Se na ida, era a minha cara que não convencia o responsável, desta vez a barba do Paulo Maria fez com que o oficial lhe dissesse para se desfazer dela... mas não ali mesmo!
Depois de concluído todo este processo, andamos cerca de 50 metros e um oficial polaco acolheu-nos num inteligível inglês, desejando-nos boa viagem. Dois quilómetros depois, uma estação de serviço como as que conhecemos. Estavamos em casa! Se na Rússia e Bielorússia é preciso pagar antes de abastacer (por vezes, apenas com moeda estrangeira e sem cartão... mesmo quando existem autocolantes a informar que o podemos fazer), o Paulo esqueceu-se do pormenor e ficou a olhar para mim até perceber que não fora apenas a hora a mudar (menos uma)!
Se na ida passamos por Varsóvia, desta vez fomos para sul e esta noite dormimos em Cracóvia, onde amanhã de manhã iremos visitar o Campo de Concentração de Auschwitz. Tendo em conta que iremos dormir a Praga, será possível que a actualização do blogue decorra apenas no dia seguinte (sexta-feira), pela manhã. Mas a espera valerá a pena, já que se trata de um marco na história da IIª Guerra Mundial e na História da Humanidade. Tentaremos estar à altura do local e das memórias evocadas, através do meu texto e das fotos do Paulo Maria (está de parabéns pela navegação de hoje, por entre pequenas estradas e nacionais da Polónia de noite, sem qualquer engano).
Para terminar, o cabo do acelerador não quis colaborar e prendeu à chegada a Cracóvia, obrigando-nos a uma paragem não calculada. Mas tenho notícias para ele: amanhã, um novo vai tomar o seu lugar. Para ele, o Lisboa/Moscovo powered by Grupótico chegou ao fim... Até amanhã.
PS: Que acharam da peça na RTP? Digam de vossa justiça! E do blogue? Querem mais texto, mais fotos? Falem connosco. Os bons hábitos não se querem perdidos...
1 Comments:
ola Mega aventureiros! Com muita pena não consegui ver a reportagem na RTP, mas posso opinar sobre o blog, está fantástico! Tenho vindo diariamente lê-lo para saber onde andam e como tudo tem corrido! As fotografias também são óptimas! Só falta fazerem uns videos com situações divertidas como os oficiais a falarem russo convosco etc..era engraçado ver!
Mais uma vez muitos parabéns por tudo!Portugal está à vossa espera!
Boa viagem!
Maria
Post a Comment
<< Home