Sunday, October 01, 2006

Dia 10 - Mini Aventura na RTP (segunda-feira, Jornal da Tarde)




















E ao 10º dia... não descansamos! Estar em Moscovo e não aproveitar para conhecer melhor uma metrópole com 12 milhões de habitantes seria um erro. Como tal, nós e o Mini aproveitamos para dar uma primeira volta pelos pontos de referência da capital russa e, claro, começamos a manhã pela inevitável presença junto da Catedral da Praça Vermelha, símbolo máximo de Moscovo.

Confesso que só esta manhã me mentalizei que tínhamos, de facto, atingido o nosso objectivo. Conforme os metros iam escasseando e a Catedral se ia aproximando, eu e o Paulo ficamos com um sorriso de puro deleite, pois tínhamos superado este desafio. Estávamos, agora sim, em Moscovo com o Mini! Mas não se pense que apenas a Catedral mereceu a atenção de quem por lá passava esta manhã, já que um pequeno objecto bem identificado roubou protagonismo e os turistas quiseram levar para casa uma fotografia do novo "monumento" moscovita: o Mini! Depois de um grupo de chineses tirar "gigabytes" de fotos (vê-los a fazer pose foi algo de muito engraçado...), foi a vez de militares e oficiais russos imortalizarem o momento junto ao grande herói deste desafio. Convidámos o oficial a ficar ao volante da máquina enquanto os restantes elementos rodearam o nosso carro.

Pelas mãos de Dimitri e Maria, casal que nos acompanha desde a chegada, fomos conhecendo algo mais da cidade, entre História e "estórias" de monumentos, locais e pessoas. Demos algum descanso ao Mini e fomos a pé até à famosa Praça Vermelha, ver de mais perto o Mausoléu de Lenine, o monumento aos soldados russos mortos na IIª Guerra Mundial, visitamos catedrais e ainda estivemos na praça onde está localizado um marco que define a partida das viagens a partir de Moscovo.

Pudemos ainda corrigir o que tínhamos dito anteriormente, já que a entrada em Moscovo não possui cinco faixas de rodagem, mas sim seis (!) e chegamos à conclusão que estávamos a perder uma óptima ocasião para rentabilizar "in loco" a nossa estadia. É que cada vez que voltavamos ao carro, vimos pessoas a tirar fotografias ao Mini! Se por cada foto tivessemos cinco euros...

De jardim em jardim, de monumento em monumento (com direito a filmagens também), aproveitamos também para definir o plano de "ataque" do dia seguinte, já que há mesmo muito a ver por estas bandas... Antes ainda de chegarmos ao hotel, fomos convidados para uma festa tipo MTV... mas só tipo! Com direito a seguranças à entrada, detector de metais e fotógrafos, percebemos depois que o local (uma discoteca de cinco andares, com muito bom ar e decoração) era, afinal, o palco para uma festa para os estudantes que vão frequentar o primeiro ano da faculdade! Chegámos às 20h e pelas 21h já tínhamos vindo embora. Parece-me que os russos ainda não acertaram bem no horário nocturno. A não ser que, como o lusco-fusco, seja algo apenas para cinco/sete minutos!

Ah! Quase me esquecia de vos dizer que fomos almoçar a um restaurante georgiano e que a comida era excelente. Para amanhã, planeamos conhecer um restaurante ucraniano e esperamos que a noite seja mais interressante que esta, até porque será a nossa última em Moscovo.

And now in english...

Dear Dimo and Maria. We thank you for all the kindness that you showed us so far, starting with the arrival at Moscow surrended by many Minis, as well all the sight-seeing and the party tonight - a bit early, wouldn't you say? ;). Anyway, you, all the guys, Sergei of course, everyone has been absolutely fantastic and I just hope I can thank you when you come to Portugal and discover my country as I'm doing here. Spaciba (you'll teach me how to write it properly!).

3 Comments:

At 10:22 PM, Blogger Domingos Patena said...

Eu ainda continuo espantado com a vossa determinação.

Muitos parabéns mais uma vez

 
At 10:24 AM, Blogger Pedro said...

Muito parabéns para vossa chegada a Moscovo, mas este fim-de-semana também andei em aventuras e sem net, está no sangue dos Portugueses partit à aventura.
Agora é tempo de descansos que vocês bem merecem.

Muitos parabéns a vocês os dois e a quem vos ajudou/patrocionou nesta iniciativa.

 
At 11:25 AM, Blogger Mig said...

O terceiro passageiro

Folgo em saber-vos bem chegados e a apoteose em que o foram é, sem dúvida, merecida.
Obrigado por partilharem a vossa aventura com todos, acreditem que me senti no banco de trás do Mini, de quando em vez, e soube muito bem, apesar do espaço apertado para albergar o terceiro passageiro...

Parabéns pela coragem, pela determinação e pelo exemplo.

O vosso,

Martinho

 

Post a Comment

<< Home